Alckmin anuncia plano de reestruturação do sistema de saúde do Estado de SP

  • Por Jovem Pan
  • 06/01/2017 08h46
O Governador de São Paulo, durante coletiva de imprensa para apresentar os novos indices da SSP/SP. Data: 26/01/2016. Local: São Paulo/SP Foto Ciete Silvério/A2img Ciete Silvério / A2img Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes

Governo de São Paulo apresenta plano de reestruturação do sistema de saúde do Estado. A administração vai investir R$ 826 milhões na construção e reforma de clínicas e hospitais.

Essas obras vão ficar concentradas em cinco regiões do Estado: Campinas, Litoral Norte, Vale do Jurumirim, Vale do Ribeira e Sorocaba.

O governador Geraldo Alckmin disse que essas ações vão ajudar a desafogar o sistema de atenção básica nas cidades atendidas. “Isso vai desafogar os hospitais, melhorar o atendimento primário, capacitação de funcionários, informatização e integração dos vários sistemas de saúde”, explicou.

De acordo com o Estado, o atual sistema produz 200% a mais de encaminhamentos médicos do que deveria.

O secretário estadual de Saúde, Davi Uip, disse que os municípios, muitos em situação de penúria, não precisarão colocar a mão no bolso para integrar o programa. “Os municípios não gastam um tostão. Nem nas obras, nem na capacitação e nem na interligação dos sistemas”.

70% dos recursos virão do Banco Interamericano de Desenvolvimento e os outros trinta do governo estadual.

O prazo final para a execução do projeto é julho de 2019.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.