Anatel dá ultimato a teles para regularizar fios e cabos em postes da Eletropaulo

  • Por Jovem Pan
  • 16/04/2018 06h12
Gabriela Biló/Estadão ConteúdoBasta andar pela cidade: é comum verificar emaranhados de fios e cabos nos postes

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deram ultimato para que as operadoras de telefonia Claro, Oi, Telefônica e TIM regularizem sua rede de cabos em 2.129 postes da capital paulista.

Os postes são da Eletropaulo e, segundo as agências, a medida visa garantir segurança das instalações dentro das normas técnicas.

Basta andar pela cidade: é comum verificar emaranhados de fios e cabos nos postes, o que é um problema segundo Sidney Simonaggio, vice-presidente de relações externas da Eletropaulo: “o aspecto ordenado do poste é a energia elétrica. Aquela desorganização de fios não etiquetados são os fios de telecomunicação”.

A veterinária Carmem Evert, moradora do Jardim São Luís é uma das pessoas que reclama da falta de manutenção nos cabos: “estão pendurados bem baixos, quase fechando meu estacionamento. Já reclamamos várias vezes e dizem que em dois dias resolvem, mas até agora nada”.

A Eletropaulo foi autorizada pela comissão das agências a retirar cabos e equipamentos das prestadoras que em 90 dias se recusarem ou que se mantiverem inertes à necessidade de regularização, dentro dos termos da Resolução Normativa ANEEL nº 797/2017.

O SindiTeleBrasil, sindicato que congrega as operadoras de telefonia, foi procurado pela reportagem, mas em nota disse que não se manifestaria sobre esse assunto.

*Informações do repórter Fernando Martins