Anvisa analisa como mudar padrão de rótulos de embalagens alimentícias

  • Por Jovem Pan
  • 17/04/2018 06h55
Agência BrasilAgência BrasilAs propostas apresentadas até agora colocam a possibilidade de destacar os ingredientes em excesso com cores ou formas geométricas nos rótulos

Quem já tentou ler o rótulo de um pacote de biscoitos, de salsichas, de qualquer alimento, sabe que não é fácil entender o que está escrito. É difícil saber os ingredientes e, o que é mais importante, se a comida faz bem ou mal, se tem muito sal ou muito açúcar.

Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária está analisando como pode mudar as embalagens para tornar as informações mais claras.

A Anvisa está recebendo, desde 2014, ideias de entidades da sociedade civil e da indústria alimentícia sobre como alterar os rótulos.

Nos próximos meses, o órgão deve liberar uma proposta consolidada para consulta pública e depois bater o martelo sobre o que vai ser modificado.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor é uma das organizações que está dando opiniões sobre como deve ser o novo tipo de embalagem.

A pesquisadora em alimentos da entidade, Ana Paula Bortoletto, defendeu sinalizações mais claras e informações mais fáceis de serem lidas.

As propostas apresentadas até agora colocam a possibilidade de destacar os ingredientes em excesso com cores ou formas geométricas nos rótulos.

O modelo atual de embalagens para alimentos é de 2003.

*Informações do repórter Tiago Muniz