Anvisa libera medicamento para tratamento de dois tipos de câncer

  • Por Jovem Pan
  • 11/10/2017 07h22

Reprodução

O tratamento realizado pela molécula comercialmente chamada de "tecentriq", trabalha para que o próprio sistema imunológico ataque as células cancerígenas

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de câncer no Brasil. Essa imunoterapia será usada no tratamento de dois tipos de tumores: um que atinge a região da bexiga e outro no pulmão.

O tratamento realizado pela molécula “atezolizumabe”, comercialmente chamada de “tecentriq”, trabalha para que o próprio sistema imunológico ataque as células cancerígenas.

O oncologista Andrey Soares, do Albert Einstein e do Centro Paulista de Oncologia, destacou que o novo tratamento pode ajudar pacientes que não responderam a outros tipos de tratamento: “então, para câncer de pulmão e bexiga é uma nova opção para pacientes que fizeram tratamento e falharam o primeiro tratamento. É uma opção para primeiro tratamento do câncer de bexiga também”.

A droga é um anticorpo monoclonal: isso significa que uma proteína desse medicamento se liga a outra encontrada nas células doentes do organismo, aumentando a capacidade de defesa do corpo.

Ela impede que o tumor inative as células T, que são responsáveis por detectar e atacar as células tumorais.

Com este bloqueio, o organismo ganha força contra a metástase, a fase avançada do câncer, e permite mais tempo de vida aos pacientes.

*Informações da repórter Marcella Lourenzetto