Após quase 2 meses de trabalho, comissões permanentes serão instaladas na Câmara

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2018 14h13 - Atualizado em 24/03/2018 14h41
Luis Macedo/Câmara dos Deputados As comissões são as primeiras a analisar os projetos que tramitam na Casa; alguns nem chegam a ir a plenário

Após quase dois meses de ano legislativo, as comissões permanentes vão ser instaladas na Câmara. A partir da próxima segunda-feira (26), os líderes partidários vão indicar os presidentes de cada colegiado, para que eles possam começar a funcionar.

As comissões permanentes se mantêm por todos os anos e são separadas por áreas de atuação, como educação, saúde, Justiça, transportes e direitos humanos. Elas são as primeiras a analisar os projetos que tramitam na Casa, de acordo com o tema deles.

Apesar da demora, alguns líderes defendiam que as comissões só fossem instaladas no dia 7 de abril. Isso porque a divisão das presidências de cada uma entre os partidos acontece de acordo com a bancada de cada legenda.

E no dia 7 de abril se esgota o prazo para os parlamentares mudarem de partido. Por isso, após essa data, o número de vagas de cada partido entre os membros da comissão vai ser atualizado devido ás mudanças da janela partidária.

Por ter a maior bancada de deputados, o MDB vai presidir as comissões mais cobiçadas da Câmara, entre elas a de Constituição e Justiça. O partido também vai ficar com a de Finanças e Tributação. Segunda maior bancada, o PT vai comandar a de Desenvolvimento Urbano e a de Direitos Humanos; o PP a de Educação e a de Agricultura; e o DEM a de Seguridade Social e Família.

As informações são do repórter Jovem Pan em Brasília Arthur Scotti

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.