Busca por certificado internacional de vacinação faz Aeroporto Salgado Filho registrar fila de até 3h

  • Por Jovem Pan
  • 31/01/2018 06h47 - Atualizado em 31/01/2018 06h48
Divulgação/Anvisa Conforme a chefe de coordenação de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recontos Alfandegados de Porto Alegre, Isaura do Amaral, na maioria dos casos, as pessoas buscam o documento sem necessidade

Cerca de 500 pessoas têm procurado diariamente a coordenação de Vigilância Sanitária no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em busca o certificado internacional de vacinação e profilaxia, o que tem provocado filas de até três horas.

O aumento na procura acontece após os casos de febre amarela no País. Conforme a chefe de coordenação de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recontos Alfandegados de Porto Alegre, Isaura do Amaral, na maioria dos casos, as pessoas buscam o documento sem necessidade.

Por conta da situação, a partir desta quinta-feira, serão atendidas apenas as pessoas que fizerem o agendamento para emissão do documento pela internet, por meio da página da Anvisa.

No Rio Grande do Sul, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados apenas dois casos suspeitos da doença, mas ainda sem confirmação. Não são registradas infecções por febre amarela silvestre desde 2009. Em áreas urbanas, não são registrados casos desde 1942.

Em Porto Alegre, mais de 12 mil pessoas foram vacinadas contra a doença somente neste ano.

*Informações do repórter Sandro Sauer

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.