Câncer deve atingir quase 13 mil pessoas entre zero e 19 anos de idade em 2017

  • Por Jovem Pan
  • 03/02/2017 07h09
Marcos Santos/USP Imagens médico

Entre os anos de 2009 e 2013, o câncer foi responsável por cerca de 12% das mortes de crianças e jovens que tinham entre um e 14 anos de idade no País.

Nos últimos dados compilados pelo Ministério da Saúde, que são do ano de 2014, foram quase três mil mortes por câncer infanto-juvenil.

Como em países de economia avançada, esta é a principal causa da morte de crianças e adolescentes quando o assunto é doença. A diferença é que por aqui o diagnóstico costuma chegar mais tarde.

Como avaliou a chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do INCA, Instituto Nacional do Câncer, Sima Ferman: Ainda recebemos pacientes com diagnóstico da doença mais avançada, isso por causa do sistema de saúde”.

A Patrícia Lima demorou um pouco para identificar o que causava as dores que ela sentia no joelho. “Eu caí na gincana na escola e machuquei o joelho. Senti muitas dores, mas tinha medo de ir ao hospital. Foi comprovado que era um tumor e já tinha há quatro meses e não sabia”, contou.

Aos 16 anos, com o diagnóstico do câncer em mãos foi a hora de começar um processo que envolveu a quimioterapia, cirurgia, prótese no joelho, fisioterapia, e, no caso das meninas, um agravante. “O chato é o preconceito das pessoas na rua, por eu não ter cabelo e ser menina”, desabafou.

Na zona leste da cidade de São Paulo, a Patricia conheceu a TUCCA, associação para crianças e adolescentes com câncer. Uma entidade que prepara gente como a Patrícia para seguir adiante depois de superar a doença.

Por lá, ela recebeu apoio para o tratamento, mas, não só ela, a família da Patrícia também teve suporte.

A chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do INCA contou que, no caso das crianças e jovens, esta enfermidade passa a ser de certa forma coletiva. “Não é uma doença isolada da criança, é uma doença da família”, disse.

Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer aponta que para este ano de 2017, o Brasil registre quase 13 mil novos casos de câncer na faixa etária de zero a 19 anos de idade.

As leucemias representam o maior percentual, seguida dos linfomas e de tumores do sistema nervoso central.

*Informações da repórter Helen Braun

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.