CNE desiste de antecipar meta de alfabetização de crianças na Nova Base Curricular

  • Por Jovem Pan
  • 28/08/2017 06h18 - Atualizado em 28/08/2017 11h15
Reprodução A antecipação foi uma das principais críticas da terceira e última versão da Base e levantou um debate sobre como o Brasil deve formar seus estudantes na primeira infância

A antecipação da alfabetização de crianças ficará de fora da versão final da Base Nacional do Ensino Infantil e Fundamental, que servirá de referência para o que deve ser ensinado em todas as escolas do País.

O Conselho Nacional de Educação, que revisa a proposta do MEC, quer manter o foco na alfabetização das crianças de até 8 anos para não exigir metas precoces dos menores.

A antecipação foi uma das principais críticas da terceira e última versão da Base e levantou um debate sobre como o Brasil deve formar seus estudantes na primeira infância.

Com exclusividade à Jovem Pan, Cesar Callegari, que reúne as últimas sugestões do texto no CNE, também garantiu que pontos polêmicos, como questões de gênero, serão lembrados porque fazem parte da vida real. “Nós já aprendemos, a ciência nos ensinou, que talvez um grande mal que podemos fazer nas nossas crianças é produzir um estresse tóxico. propor objetivos e metas que elas têm dificuldade em atingir”, disse.

Callegari também adiantou que o documento final, que será reenviado ao MEC no fim do ano, obrigará uma revisão da Base a cada quatro anos.

Do jeito que está, a versão perde a oportunidade de dar um passo importante rumo à educação moderna, segundo a fundadora do Movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz: “a primeira versão dá o tom para outras. Por isso é importante que ela já se coloque como base moderna que está aí para enfrentar questões importantes da contemporaneidade”.

O Ministério da Educação admite que vai começar a implantar as novas diretrizes do ensino infantil e fundamental antes da aprovação da nova Base do Ensino Médio, que ficou para uma segunda etapa.

Segundo o Secretário de Educação Básica do MEC, Rossiele Soares, os primeiros professores serão capacitados em 2018: “nós teremos, com certeza, entre 2018 e 2019 muito trabalho para implementação e entendemos que nos próximos anos o Brasil consegue avançar bastante”.

O documento que define a linhas gerais do que os alunos devem aprender deve mudar a rotina das 190 mil escolas do País.

O Ministério da Educação ainda está devendo a nova Base do ensino Médio, também atrasada.

A previsão mais otimista é que o texto fique pronto até dezembro, quando se inicia a nova fase de audiências públicas.

*Informações da repórter Carolina Ercolin

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