0:00
0:00

Com chegada do inverno, alta temporada do turismo se desloca das praias para regiões de serra

  • Por Jovem Pan
  • 17/07/2017 06h59
Amanda Perobelli/Estadão ConteúdoPara quem não consegue investir em uma viagem para o exterior, é possível curtir o clima de países europeus no Brasil

Período de férias de inverno faz turistas procurarem cidades com clima de serra para fugir dos grandes centros. Um dos mais tradicionais destinos paulistas é Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.

Em 2016, 420 mil turistas passaram por lá e, nesse ano, mesmo com a crise econômica, a expectativa é aumentar esse número.

André Barbeiro, secretário adjunto de Turismo de Campos do Jordão disse que além das pousadas e gastronomia, a aposta está nos esportes ao ar livre: “tem diversos centros de lazer com patinação no gelo, arvorismo, tirolesa, passeios de bicicleta”.

Para quem não consegue investir em uma viagem para o exterior, é possível curtir o clima de países europeus no Brasil.

Silvia Urias, gestora da Associação dos Hotéis e Pousadas de Monte Verde, no sul de Minas Gerais, apostou na diversificação para atrair turistas. “Os efeitos da crise todo mundo sempre sente um pouquinho, mas para nós passou bem suave e temos hospedagem para todos os bolsos, famílias, casais, famílias pequenas, grandes”, disse.

Viagens mais curtas, de carro, também estão na mira dos brasileiros.

Segundo pesquisa do Ministério do Turismo e da Fundação Getúlio Vargas, a expectativa é que o aumento seja de 15% este ano.

*Informações do repórter Fernando Martins