Coreias têm reunião nesta segunda para definir participação do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno

  • Por Jovem Pan
  • 15/01/2018 06h56
EFE EFE Norte e Sul aceitaram a proposta de diálogo para acertar o envio de um grupo de dança aos Jogos Olímpicos de Inverno

Representantes da Coreia do Norte e do Sul se encontram nesta segunda-feira em uma zona neutra, na fronteira entre os dois países.

Norte e Sul aceitaram a proposta de diálogo para acertar o envio de um grupo de dança aos Jogos Olímpicos de Inverno.

O evento esportivo acontece em Pyeongchang (PIONGCHAN), na Coreia do Sul, entre os dias 09 e 25 de fevereiro.

Para o professor de Direito Internacional da FAAP, Marcus Vinicius de Freitas, o encontro pode retomar um relacionamento econômico entre os países: “acredito que a conversa vai girar na questão esportiva. Uma das coisas importantes é a reaproximação de famílias e também retomada de relacionamento econômico maior”.

O diálogo na Península Coreana foi retomado na semana passada depois de mais de dois anos sem conversas entre os dois países.

O professor enxerga uma tentativa de reconstrução econômica por parte do Pyongyang, além de uma possível volta à comunidade internacional.

Mas o especialista ressaltou que o encontro não elimina os perigos militares da Coreia do Norte: “não podemos nos iludir ao achar que, de alguma forma, a questão da desnuclearização será realidade”.

Sul e Norte estão em guerra há praticamente 65 anos sem relações diplomáticas oficiais. Uma possível trégua pode aparecer neste ano, motivada pelo esporte.

*Informações da repórter Marcella Lourenzetto

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.