Crise atrai mais pessoas para o serviço público, revela pesquisa da CNI

  • Por Jovem Pan
  • 26/08/2016 06h14
São Paulo - Motoristas e cobradores de ônibus da capital paulista estão parados desde às 10h, em protesto contra o aumento de 2,31% oferecido pelas empresas de ônibus. A categoria reivindica aumento de 5%.(Rovena Rosa/Agência Brasil) Rovena Rosa/Agência Brasil ônibus

Aumento do desemprego faz brasileiros usarem mais o transporte público, tirar os filhos da escola particular e deixar de ter o plano de saúde. A constatação é de uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria que revela que 48% dos entrevistados passaram a utilizar mais o ônibus, metrô e o trem.

O levantamento realizado com 2002 pessoas aponta que 34% dos brasileiros perderam os convênios médicos. Outros 24% tiveram que vender bens para pagar dívidas e 19% precisaram inclusive mudar de casa para reduzir os custos com habitação.

O gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, disse que mais da metade das famílias possui alguém desempregado. “Houve um crescimento em relação ao ano passado. Gerando este fato que reduz renda e que gera também você ter grande maioria das pessoas com dificuldade de pagar contas ou a compra à crédito. isso sai de 60% em junho do ano passado para 67% este ano, quando em 2012 era 45%, ou seja, bem menos que a metade”, explicou.

O levantamento demonstra ainda que 80% se preocupam em perder o emprego ou ter que fechar o negócio nos próximos 12 meses.

Apesar disso, os brasileiros acreditam que a crise chegou ao fundo do poço e que 2017 deverá ser um ano melhor.

*Informações do repórter Anderson Costa

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.