0:00
0:00

Declaração de Aécio deixa claro o iminente desembarque do PSDB do Governo

  • Por Jovem Pan
  • 13/11/2017 06h22

Valter Campanato/Agência Brasill

A fala do senador Aécio Neves, de que o partido vai sair do Governo pela porta da frente, foi o marco de que a ala governista tucana perdeu

Não tem outra opção: o PSDB decidiu que vai mesmo que vai deixar o Governo, e o debate, agora, é sobre o momento do desembarque.

A fala do senador Aécio Neves, presidente licenciado do PSDB, de que o partido vai sair do Governo pela porta da frente, foi o marco de que a ala governista tucana perdeu.

Agora, é administrar essa relação com o Governo Temer, o grande debate da convenção nacional, marcada para o dia 09 de dezembro.

Aécio é considerado o líder do grupo que não quer sair do Governo. E este grupo frequenta o Palácio do Planalto e tem cargos em todo o País.

A estratégia é deixar oficialmente o Governo sem o veto oficial da convenção. Esta decisão de veto na convenção nacional poderia abrir a porta para punições aos tucanos governistas.

A tentativa é de formula para continuar no Governo sem o viés fisiológico do partido: não haveria impedimento oficial para ocupações nos Estados, um forte poder político para as próximas eleições. Aí sairiam os ministros e ficariam os cargos de segundo escalão nos Estados.

*Informações do repórter José Maria Trindade