Doria aparece à frente para disputa ao governo do Estado de SP, diz pesquisa

  • Por Jovem Pan
  • 31/03/2017 07h54
Fernando Pereira / SECOM-PMSP João Doria - Fotos Públicas

Em parceria com a Jovem Pan, o Instituto Paraná Pesquisas realizou um levantamento sobre a eleição para o governo de São Paulo. O atual prefeito de São Paulo, João Doria, tem 44,7% dos votos dos eleitores do Estado.

Paulo Skaf tem 13,2% dos votos, seguido de Fernando Haddad, ex-prefeito da cidade de São Paulo, com 9,2%.

Com a apresentação de José Serra no lugar de Doria, o PSDB continuaria a frente, agora com 34,5%. Skaf continuaria em segundo com 21% e Luiz Marinho com 5,5%. Neste caso não se apresenta, por exemplo, o nome de Fernando Haddad.

Nomes do PSDB

Entre os nomes do PSDB, Doria aparece com larga vantagem contra Serra (42,5% ante 25,4%). Bruno Covas vem com 5,8% e Aloysio Nunes com 3,5%. Orlando Morando seria o menos votado com 1,9%.

Dados da pesquisa

O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado de São Paulo. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.035 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, nível de escolaridade, nível econômico e posição geográfica.

O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores maiores de 16 anos em 88 municípios entre os dias 25 e 29 de março de 2017, sendo checadas simultaneamente à sua realização em 20,0% das entrevistas.

Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional. Conforme o mapeamento do Estado em 15 mesorregiões homogêneas segundo o IBGE, considerou-se esta divisão geográfica como primeira estratificação. Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/16 e é filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – ABEP desde 2003.

Tal amostra representativa do Estado de São Paulo atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.