Edital de licitação de ônibus municipais em São Paulo deve ser divulgado ainda em abril

  • Por Jovem Pan
  • 16/04/2018 10h13
Victor LaRegina/Jovem PanVictor LaRegina/Jovem PanA expectativa é que os contratos de 20 anos com empresas vencedoras sejam assinados no valor de R$ 66 bilhões

A licitação dos ônibus municipais de São Paulo deve ter edital divulgado até o fim do mês, segundo afirmou o prefeito Bruno Covas (PSDB) na manhã desta segunda-feira (16).

Ele foi questionado pois a informação inicial do secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano, era de que o edital seria anunciado hoje. No entanto, pouco depois da afirmação, foi colocado um adendo dizendo que o edital seria publicado a partir do dia 16 de abril.

Por sua vez, o prefeito afirmou que isso deve ocorrer nos próximos dias: “estamos trabalhando ainda com mês de abril. Não dá para fazer licitação como essa com qualquer dúvida pendente”.

A licitação é enorme não só no número de questionamentos, mas pela quantidade de ônibus em São Paulo. A cidade tem frota de quase 15 mil ônibus, com 9,5 milhões de usuários por dia.

A expectativa é que os contratos de 20 anos com empresas vencedoras sejam assinados no valor de R$ 66 bilhões. Além disso, há a expectativa de que o sistema tenha linhas modificadas – 149 linhas das mais de 1,3 mil deixariam de existir ou seriam remanejadas, segundo a minuta do edital.

*Informações do repórter Tiago Muniz