Eleição na USP entra na reta final com quatro candidatos à reitoria

  • Por Jovem Pan
  • 23/10/2017 07h59 - Atualizado em 23/10/2017 11h47
Edilson Rodrigues/Agência Senado Edilson Rodrigues/Agência Senado Os três candidatos mais votados compõem uma lista tríplice a ser encaminhada ao governador do Estado

Eleição na USP entra na reta final com quatro candidatos à reitoria. Nesta segunda-feira (23), alunos, professores e funcionários poderão votar no pretendente ao cargo favorito, mas se trata apenas de uma consulta.

No dia 30, a Assembleia Universitária realiza o processo propriamente dito. Esse órgão é formado pelos integrantes dos conselhos e congregações que compõem as unidades e institutos da USP.

Os três candidatos mais votados compõem uma lista tríplice a ser encaminhada ao governador do Estado.

Geraldo Alckmin então escolhe um dos três nomes que assumirá o cargo em substituição a Marco Antônio Zago em vinte e cinco de janeiro.

O candidato da situação é o vice-reitor Vahan Agopyan. Ele prometeu descentralizar a gestão da Universidade de São Paulo: “nós temos que mudar a lógica da Universidade, mudança administrativa. A descentralização, que já está em curso, deve ser mais radical”.

A candidata Maria Arminda do Nascimento Arruda quer reunir todos os representantes da USP no primeiro dia de gestão se for eleita.

A diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas disse que a universidade vive uma crise que deve ser enfrentada internamente: “nós temos os melhores cérebros e temos que recuperar a força dessa comunidade científica, cultural, que produz conhecimento, que forma profissionais qualificados e que isso só pode ser feito em articulação interna”.

O candidato Ildo Sauer disse que a instituição está pouco aberta ao diálogo para entender os problemas pelos quais passa a Universidade.

O vice-diretor do Instituto de Energia e Ambiente afirmou que, como primeiro ato da gestão, vai tirar as grades que cercam a reitoria: “primeiro tirar as grades que cercam a Reitoria, mas isso é simbólico. Precisamos restabelecer o diálogo com toda a USP”.

O candidato Ricardo Ribeiro Terra defendeu que o novo reitor visite cada unidade e cada congregação da USP desde os primeiros dias de gestão.

O professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas afirmou que é preciso ter “um banho de realidade” sobre os problemas de cada local: “nós temos que planejar uma visita a todas as congregações da Universidade”.

A Jovem Pan vai entrevistar os candidatos à Reitoria da USP nesta semana.

As conversas vão acontecer dentro do programa “Pan News” a partir desta segunda-feira (23), às 15h30.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.