Em mensagem, delegado pede plano de contingência para Polícia Civil de SP por falta de recursos

  • Por Jovem Pan
  • 26/07/2017 10h12
O governador Geraldo Alckmin durante entrega de viaturas para as polícias Civil e Militar para a Capital e Grande São Paulo. Data: 27/03/2014. Local: São Paulo/SP. Foto: Edson Lopes Jr/A2 FOTOGRAFIA Fotos Públicas O delegado-geral adjunto em exercício pede que os subordinados elaborem um plano de contingência

Na mesma semana em que a Polícia Militar recebeu novas viaturas e teve autorização para abrir novos concursos, os delegados da Polícia Civil recebiam um aviso para cortar gastos.

A Jovem Pan teve acesso a uma mensagem enviada pelo delegado-geral adjunto em exercício Waldir Antonio Covino Júnior na segunda-feira (24).

No texto, encaminhado a diretores da corporação, ele começa dizendo que “é do conhecimento de todos a caótica situação orçamentária” enfrentada pela Polícia Civil. Ele continua dizendo que isso pode fazer com que aconteça um quadro de “absoluta indisponibilidade financeira, até para amparar despesas essenciais.”

Depois, o delegado-geral adjunto em exercício pede que os subordinados elaborem um plano de contingência. Entre as medidas que podem ser tomadas, ele pede que os delegados expliquem quando não será possível abastecer viaturas e aeronaves e até se será necessário fechar unidades policiais.

O secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo disse que o envio da mensagem por parte do delegado foi precipitado.

Mágino Alves Barbosa Filho diz que um crédito suplementar de R$ 4 milhões foi solicitado junto às secretariais de Fazenda e Planejamento, e já foi aprovado.

O secretário garante que a população não será prejudicada: “há uma crise financeira no País, mas não vai acontecer absolutamente nada que prejudique o cidadão”.

Nesta terça-feira (25), ao entregar as viaturas para a PM, o governador Geraldo Alckmin disse que está, nas palavras dele, raspando o tacho do orçamento: “governar é escolher. Então raspamos o fundo do tacho para poder reforçar a segurança pública”

A PM, por outro lado, sofre com a falta de reajuste dos salários, que não ocorre há três anos para a categoria.

Em nota enviada à Jovem Pan, a SSP esclareceu que não há falta de recursos para a Polícia Civil.

Confira a reportagem de Tiago Muniz e Vitor Brown:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.