Fórum Mitos & Fatos discute eficiência do SUS e aponta problemas de gestão

  • Por Jovem Pan
  • 26/04/2017 08h12
Agência Brasil/Marcello Casal Jr. Agência Brasil/Marcello Casal Jr. Sistema Único de Saúde (SUS) agora conta com diretrizes específicas para o tratamento e prevenção do câncer

A situação atual do SUS e a utilização da tecnologia para melhorar a saúde no Brasil dominaram as discussões de um dos painéis do Fórum Mitos e Fatos: a Jovem Pan Discute as cidades do futuro.

O debate recebeu o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o secretário de saúde de São Paulo, David Uip, o presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Sidney Klajner e o diretor da ferramenta Dr. Consulta, Renato Velloso.

A discussão inicial foi sobre a eficiência do Sistema Único de Saúde. Questionado pelo mediador, o apresentador da Jovem Pan, Thiago Uberreich, Ricardo Barros saiu em defesa da municipalização do SUS.

Em um fórum que discutiu as cidades do futuro, a situação dos municípios que em muitos casos são pequenos demais para ter um hospital gerou discordância.

O secretário de saúde de São Paulo, David Uip, apontou para um problema de gestão na saúde brasileira.

David Uip ainda desafiou o ministro a equivaler os recursos repassados a cada estado à quantidade de pacientes.

O secretário usou como exemplo São Paulo, que atende atualmente 44 por cento dos casos de média e alta complexidade do país.

O Fórum Mitos e Fatos promovido pela Jovem Pan também se propôs a discutir a parceria do setor privado com o poder público.

Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, explicou que as possibilidades vão muito além do programa Corujão da Saúde, implantado pela prefeitura de São Paulo visando reduzir a fila de exames na cidade.

Em um mundo cada vez mais conectado, a utilização da internet para a marcação de exames e consultas cresceu nos últimos anos.

A ferramenta digital do Doutor Consulta é um exemplo bem-sucedido dessa integração. O diretor da rede de clínicas, Renato Velloso, afirma que o aplicativo foca na atenção primária dos pacientes.

A judicialização e a cooperação tímida entre União e municípios foram alguns dos problemas levantados na discussão ocorrida no Hotel Tivoli Mofarrej.

Em ambos os casos, a dificuldade está na gestão do sistema de saúde brasileiro, uma realidade expressada por todos os convidados do painel.

Você consegue encontrar a íntegra deste debate e de outras discussões do fórum Mitos e Fatos: a Jovem Pan Discute as cidades do futuro no site da Jovem Pan: jp.com.br e em nosso canal no YouTube.

Confira a reportagem completa de Victor LaRegina:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.