Gilmar Mendes defende “intervenção branca” em outros setores do RJ

  • Por Jovem Pan
  • 20/02/2018 06h38
Marcelo Camargo/Agência Brasil Para ele, não é só a questão da segurança que está em jogo no Rio de Janeiro, mas um processo de desinstitucionalização

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, defendeu uma “intervenção branca” em outros setores do Rio de Janeiro. O magistrado afirmou que a situação do Estado fluminense “é muito grave e preocupante”.

Para ele, não é só a questão da segurança que está em jogo no Rio de Janeiro, mas um processo de desinstitucionalização.

O ministro Gilmar Mendes lembrou que, desde 1988, ocorre em alguns Estados brasileiros a chamada “intervenção branca”, sem a necessidade de um decreto formal, e defendeu a aplicação da medida em outras áreas do Rio de Janeiro. “No RJ de alguma forma temos vivido essa situação, também com convênios que se fazem para presença das Forças Armadas. É possível então discutir modelos de intervenção sem rótulo de intervenção. Acho que talvez no RJ, ao lado dessa intervenção formal, haverá também, em parte, uma intervenção branca em outros setores”, explicou.

Gilmar Mendes disse ainda ser favorável à criação do Ministério da Segurança Pública, anunciado pelo presidente Michel Temer. E defendeu a participação da União nos problemas dessa área nos Estados.

Segundo o ministro, para enfrentar as dificuldades desse tema no Brasil, é necessária uma integração maior com o Judiciário e principalmente com o Ministério Público.

*Informações da repórter Natacha Mazzaro

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.