Governo ainda não tem votos necessários para aprovar reforma da Previdência

  • Por Jovem Pan
  • 17/05/2017 06h26
BRA100. BRASILIA (BRASIL), 12/04/2017 - Vista general de la Cámara de Diputados vacía hoy, miércoles 12 abril de 2017, en Brasilia (Brasil). Las investigaciones autorizadas por supuesta corrupción contra ocho ministros y decenas de legisladores de 14 partidos abrieron hoy otra fase de la aguda crisis política brasileña y dejaron contra la pared al Gobierno de Michel Temer. Además de ocho ministros y decenas de parlamentarios, en la lista de sospechosos están 12 de los 27 gobernadores del país y los cinco expresidentes brasileños vivos: José Sarney (1985-1990), Fernando Collor de Mello (1990-1992), Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) y Dilma Rousseff (2011-2016). EFE/Joédson Alves EFE/Joédson Alves Câmara dos Deputados vazia EFE

O presidente Michel Temer joga todas as fichas na aprovação da reforma da Previdência. As negociações estão sendo feitas no Congresso.

O presidente alerta que se o projeto não for aprovado, os aposentados pedirão esmolas nas ruas como aconteceu no Rio de Janeiro, e que para isso pode ser uma realidade em nível Federal.

O deputado Darcisio Perondi, vice-líder do Governo, alerta que as mudanças serão inevitáveis e a situação é mesmo grave. “Tenho uma imagem quando professora aposentada na frente da Assembleia Legislativa diz que pede esmola. Essa imagem é chocante. O presidente não quer que os aposentados tenham essa imagem”, disse.

O líder do PT, o deputado Carlos Zarattini, considera exagero do Governo falar em extinção da Previdência sem a reforma que está sendo discutida na Câmara. “Porque é exatamente o contrário. Com a aprovação desta reforma é que os idosos irão pedir esmola na rua”, criticou.

O projeto de reforma da Previdência foi aprovado na comissão e depende agora da votação do plenário da Câmara. O Governo conta os votos e admite que ainda não tem os 308 necessários, mas que as articulações indicam que o projeto será aprovado.

*Informações do repórter José Maria Trindade

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.