Lideranças já dão como certa a reeleição de Maia para a presidência na Câmara

  • Por Jovem Pan
  • 18/01/2017 06h07
Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, durante entrevista à imprensa no Salão Verde (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM)

Líderes políticos admitem que posições na Câmara e Senado já estão definidas. O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM) será reeleito e o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira, será eleito.

O pragmatismo tomou conta dos partidos na disputa. Ao contrário da eleição de Maia em mandato-tampão, desta vez os cargos na Mesa Diretora é que estão em debate nas legendas.

Abandonado pelo partido que lidera até o início de fevereiro, Rogério Rosso (PSD), deu sinais claros de que abandona a disputa e pode apoiar Maia ou discutir apoio ao líder do PTB e representante do Centrão, deputado Jovair Arantes.

O PT está dividido entre o agora candidato oficial André Figueiredo ou o pragmatismo na Mesa Diretora.

O que prega contra a candidatura de Maia é a Constituição, que proíbe reeleição na mesma legislatura. A judicialização foi o caminho encontrado pelos próprios aliados do democrata.

No Senado, o PT já adiantou apoio ao líder do PMDB, senador Eunício Oliveira, que troca de postos com o atual presidente Renan Calheiros.

*Informações do repórter José Maria Trindade

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.