Maia: reforma da Previdência chega ao Congresso antes do dia 13 de dezembro

  • Por Jovem Pan
  • 08/11/2016 06h23
Brasília - Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, fala com a imprensa sobre a votação do parecer do Conselho de Ética recomendando a cassação do mandato de Eduardo Cunha (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr presidente da Câmara

Líderes na Câmara querem apressar os debates sobre as reformas constitucionais. O presidente da Casa, Rodrigo Maia, encontrou-se com o presidente Michel Temer e ouviu dele que a reforma da Previdência será enviada ao Congresso antes do dia 13 de dezembro – data marcada para votação em segundo turno da PEC que limita os gastos públicos.

A emenda está no Senado e será aprovada nesta quarta-feira (09) na Comissão de Constituição e Justiça para depois seguir ao plenário. O primeiro secretário da Câmara, deputado Beto Mansur, quer maior rapidez na votação da PEC para apressar a votação da reforma da Previdência.

“Acho que é importante que a gente tenha determinados temas de interesse da sociedade brasileira como por exemplo a questão que envolve a Previdência. precisamos discutir e aprovar legislação que diminua esse déficit. Nada melhor do que a gente ver a PEC 241 ser aprovada com rapidez no Senado e aí a gente entra com a Previdência. Defendo a ideia que antes do dia 13 de dezembro nós possamos aprová-la no Senado”, disse.

O projeto do Governo ainda não está pronto para a Previdência. Ele não conseguiu acordo entre seus técnicos. A primeira proposta é acabar com os regimes especiais por categorias.

Os militares estaduais e federais resistem a um regime único de aposentadoria, inclusive, porque são os Estados que devem tomar a iniciativa de acabar com aposentadorias especiais.

*Informações do repórter José Maria Trindade

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.