Merkel pode garantir mandato mais longevo da história da Alemanha pós-Segunda Guerra

  • Por Jovem Pan
  • 18/09/2017 07h58 - Atualizado em 18/09/2017 10h52
EFE EFE Ainda há um terço de indecisos para a eleição do dia 24, mas os institutos de pesquisa indicam que Merkel deve ser a mais votada

Quando ela chegou ao poder, em 2005, seus pares internacionais eram George W. Bush, Tony Blair e Jacques Chirac.

Doze anos depois, Angela Merkel permanece à frente do poder e, no próximo domingo (24), pode garantir o mandato mais longevo da história da Alemanha pós-Segunda Guerra.

Ela superaria o histórico do líder pós-guerra Konrad Adenauer e também o do próprio mentor político dela Helmut Kohl.

Mas que características fazem desta líder da União Democrata Cristã uma chefe de estado capaz de enfrentar crises na zona do euro, Brexit, imigração em massa?

O professor de Relações Internacionais Christian Lohbauer destacou algumas delas. Economicamente, Merkel deu sorte: herdou uma Alemanha que já havia passado por uma reforma trabalhista, com uma forte matriz exportadora. E, com a economia forte, as pessoas não veem tanta necessidade de mudança.

Politicamente, o que muitos criticam em Angela Merkel também pode ser um de seus trunfos: “ela é muito criticada por não se posicionar e deixar a coisa acontecer e tem um pouco de sorte de isso se perpetuar”.

Quando falamos em questões sociais e comportamentais, ela demonstra por que conseguiu equilibrar agendas da situação e da oposição na Alemanha.

Ainda há um terço de indecisos para a eleição do dia 24, mas os institutos de pesquisa indicam que Merkel deve ser a mais votada.

Mais próximo dela nesta disputa está o social democrata, Martin Schulz, que presidiu o Parlamento Europeu e cujo partido fez parte de dois mandatos de Merkel.

*Informações da repórter Helen Braun

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.