Mesmo com receio de zika, hotéis do RJ devem ter ocupação de 98% na Rio-2016

  • Por Jovem Pan
  • 25/06/2016 10h45
Rio de Janeiro pelo olhar do Fotógrafo Tasso Marcelo Tasso Marcelo/ Fotos Públicas Confira imagens do Rio de Janeiro

Apesar do receio de estrangeiros com o zika vírus, rede hoteleira do Rio de Janeiro terá ocupação quase completa durante os Jogos Olímpicos.

Uma reportagem do jornal “USA Today” desta semana revelou que 100 mil norte-americanos desistiram de vir para o Brasil com medo de contrair a doença. O número representa metade do contingente de turistas dos Estados Unidos que era esperada para assistir aos Jogos da Rio-2016.

A violência e a instabilidade política também estariam assustando aqueles que não se sentem confortáveis em passar algumas semanas no País.

Empresas estrangeiras patrocinadoras da Olimpíada estariam orientando os funcionários a buscarem orientação médica antes de viajar para o Brasil.

Mas o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Rio, Alfredo Lopes, disse que o medo do zika vírus não está reduzindo as reservas.

“O que houve, na verdade, foram alguns desbloqueios em períodos antes e posteriores à Olimpíada. As notícias da zika e chikungunya pegaram em cheio os países, mas na verdade, hoje a gente tem incidência praticamente zero”, explicou.

Lopes acrescentou ainda que, na Olimpíada, a taxa de ocupação deverá ser de pelo menos 98% e na Paralimpíada pode chegar a 70%.

O professor da Faculdade de Medicina da USP, Esper Kallas, afirmou ao repórter Anderson Costa que há um certo exagero por parte dos estrangeiros em relação ao zika.

“Por exemplo, a chance de alguém pegar toxoplasmose na França é tão grande quanto o zika no RJ”, ponderou.

O infectologista lembrou também que mulheres grávidas e seus parceiros devem ficar atentos, mas reforça que em agosto a incidência da doença é baixa.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão realizados entre os dias 05 e 21 de agosto.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.