0:00
0:00

Ministério da Saúde convoca mais de 47 milhões de crianças e adolescentes para vacinação

  • Por Jovem Pan
  • 14/09/2017 07h25
Rovena Rosa/Agência BrasilCrianças menores de cinco anos, e adolescentes de dez a quinze são esperados nos postos de saúde

O Ministério da Saúde está convocando mais de 47 milhões de crianças e adolescentes de todo o País para atualizar a carteira de vacinação. A campanha é um chamado de emergência. Resta ainda quase a metade do público alvo a ser vacinada. E o prazo é curto, vai só até o próximo dia 22.

Crianças menores de cinco anos, e adolescentes de dez a quinze são esperados nos postos de saúde.

Sem culpar alguém específico, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse essa semana que a baixa procura pelas vacinas nos postos é resultado de uma propaganda negativa sobre as doses: “existem campanhas contra a vacinação, mas é o melhor tipo de prevenção”.

Ao todo são 13 tipos diferentes de vacinas para as crianças e oito para os adolescentes.

As imunizações são para doenças como hepatite, HPV, febre amarela e algumas outras que ainda não foram completamente controladas no País e por isso, oferecem riscos a quem não está imunizado.

Mesmo com a baixa procura pela população, o orçamento do programa nacional de imunização cresceu nos últimos cinco anos 140%, passando de R$ 1,2 bilhão para R$ 4,3 bilhões.

*Informações do repórter Caio Rocha