Ministro da Defesa espera volta à normalidade no ES já nas próximas horas

  • Por Jovem Pan
  • 07/02/2017 09h42
Brasília - O ministro da Defesa, Raul Jungmann durante encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil Raul Jungmann

A falta de policiamento no Espírito Santo vem causando uma série de assaltos , arrastões e tiroteios  desde o final de semana. Lojas foram arrombadas e o IML da capital segue lotado. Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse ter a expectativa de que a situação no Estado volte a normalizar “já nas próximas horas ou nos próximos dias”.

Segundo o ministro, as cenas são “extraordinariamente preocupantes”, por isso o Governo trabalha como pode para o retorno da normalidade na Grande Vitória.

Nesta segunda-feira (06), o Governo autorizou o envio das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança para auxiliar no policiamento do Estado. Questionado se as Forças Armadas seriam, constitucionalmente, responsáveis por tal auxílio, o ministro defendeu.

“Está ocorrendo uma banalização da garantia da lei da ordem. Problema da segurança tem que ser resolvido no âmbito da segurança e não da defesa”, disse Jungmann. “Eu diria que estamos na necessidade deste quadro de termos uma Força Nacional permanente. Tem a guarda nacional nos EUA. Força Nacional é algo que você monta por tarefa. Ela tem 200 homens em Brasília. O restante você pega contingente de outros Estados e monta força-tarefa. O presidente Temer quer levar isso a sete mil homens”, completou.

Confira a entrevista completa:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.