Na terceira edição do Fórum Mitos & Fatos, a Jovem Pan discutiu a transformação digital

  • Por Jovem Pan
  • 31/07/2017 08h24
Elias Gomes Fotografia A transformação digital está acontecendo e o apelo para o entretenimento é gigantesco, e está longe de ser exclusivo

Não é impressão. Tudo no mundo está mais rápido, complexo e estranhamente simples ao mesmo tempo. Vivemos em uma era de paradigmas e não há mais volta.

A transformação digital está acontecendo e o apelo para o entretenimento é gigantesco, e está longe de ser exclusivo, como ressaltou o CEO da Beenóculus, Rawlinson Péter.

O apelo para o entretenimento é gigantesco e está longe de ser exclusivo, ressalta o CEO da Beenóculus, Rawlinson Péter.

A Samsung e outras grandes empresas de tecnologia consideram a Realidade aumentada a nova potencial plataforma do mundo. O gerente sênior de produtos, Renato Citrini, elencou as Olimpíadas do Rio como um grande marco da ferramenta. Mas não o único.

Enquanto isso, a economia passa por uma revolução paralela, que envolve novos modelos de negócios.

A Kickante, por exemplo, começou organizando vaquinhas virtuais na internet. Hoje é uma das maiores plataformas de crowdfunding do Brasil. De quebra, também funciona como uma vitrine para investidores, lembra a cofundadora, Viviane Sedola.

E no que brasileiro é bom? Em empreender! Na crise? Principalmente. Mas existem horizontes ainda nebulosos até para especialistas. A tecnologia pode acabar com os empregos? Mario Almeida, head de transformação digital da Totvs arrisca um palpite.

É com esse espírito que ganham força as startups. Sabe WhatsApp, Waze, iFood, 99 taxi, Instagram? Todas começaram com uma grande ideia e poucos recursos.

Antes vistos como aventureiros e amadores, os empreendedores hoje são referências positivas de uma nova economia que se desenvolve no Brasil, alertou Gustavo Torres, que é diretor da IDEXO.

As companhias estão preocupadas com o uso de dados. Os nossos dados. Valiosos e necessários para personalizar serviços e facilitar a vida. Deles e nossa.

Quem tem mais informação, tem mais poder. E no Brasil, segundo o advogado especialista em direito digital, Fabricio da Mota Alves, o cenário ainda é incerto.

A internet das coisas e seus dispositivos conectados para auxiliar nas tarefas do dia a dia mudará nossa relação de consumo. Na hora de contratar um seguro, segundo o CEO da Youse, Eldes Mattiuzzo, ajuda as pessoas a se prevenirem de um acidente.

Em um ambiente paradoxal, como educar os cidadãos digitais? Transportar para o Mundo Digital conceitos complexos do mundo físico, como Ética e Cidadania?

No Fórum Mitos e Fatos, o professor em Direito Eletrônico, Rony Vainzof provocou.

E qual o limite dessa transformação, dessa aceleração da mudança? Para onde a gente vai? A especialista Martha Gabriel explicou.

Confira a reportagem completa de Carolina Ercolin:

Próximo Mitos & Fatos

A Justiça Brasileira é o tema do quarto Fórum Mitos & Fatos, que contará com a presença de grandes nomes do judiciário em um momento decisivo para o País.

A presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Cármen Lúcia, e o juiz federal Sérgio Moro integram os painéis do evento que propõe a reflexão sobre a autonomia das instituições brasileiras e o efeito pós Lava Jato nos poderes e nos negócios.

O 4º Fórum Mitos & Fatos acontece no próximo dia 15 de agosto, no Hotel Tivoli Mofarej, em São Paulo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.