Pedágios em São Paulo ficam mais caros a partir de sábado

  • Por Jovem Pan
  • 29/06/2017 12h21
Marcos Santos/ Usp Images Estrada

Os pedágios nas rodovias estaduais paulistas terão aumento de até 20 centavos em 805 praças, de acordo com o reajuste contratual anual das tarifas que entra em vigor a partir do próximo sábado, 1º de julho. Desde 1998, quando teve início o Programa de Concessões no estado, o reajuste é sempre aplicado nesta data.

Segundo a Artesp, agência reguladora do transporte, os índices autorizados são os menores em 11 anos. Em 12 concessionárias será aplicado o Índice Geral de Preços – Mercado IGP-M acumulado nos últimos doze meses, que foi de 1,57%.

Em mais oito concessionárias, a taxa contratual é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou 3,59% no período.

Em três praças o reajuste não será repassado para os usuários: em Diadema e Batistini no Sistema Anchieta-Imigrantes e em Sorocaba, na Rodovia José Ermírio de Moraes.

De acordo com a Artesp, nos últimos seis anos, a receita dos pedágios viabilizou R$ 36,6 bilhões em investimentos em obras, manutenção e operação dos 6,9 mil quilômetros das vias sob concessão. Os novos valores já foram publicados no diário oficial.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.