PIB cresceu no período pré-Joesley e não há motivo para comemorar, diz economista

  • Por Jovem Pan
  • 02/06/2017 11h22
USP Images Economia

O IBGE divulgou nesta quinta-feira que o Produto Interno Bruto Brasileiro cresceu 1% no primeiro trimestre deste ano em relação ao quatro trimestre do ano anterior.

Em entrevista exclusiva a Denise Campos de Toledo, a economista Monica Baumgarten de Bolle, minimizou a “saída da recessão” após o anúncio do PIB e atribuiu os números ao período pré-delações da JBS, que atingiram em cheio o Governo de Michel Temer.

“Acho que a gente tem que olhar para o que está acontecendo assim: Governo Temer se divide em dois períodos, o pré-Joesley e o pós-Joesley. O PIB do primeiro trimestre caiu no período pré-Joesley. Mas quando a gente olha outros detalhes, o PIB ainda está no vermelho. Não tem muito motivo para comemoração”, disse.

Agora, com a fase após a delação de Joesley Batista, um dos donos do grupo JBS, a crise mais uma vez está diante dos brasileiros.

Para a economista, a chance de entrarmos novamente em uma recessão na próxima divulgação do PIB aumentou de forma considerável. “No período pré-Joesley, na pior das hipóteses, a economia ficaria estagnada ou com pouco crescimento, mas agora o cenário é para baixo”, explicou.

Confira a entrevista completa:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.