Polícia prende 11 pessoas que tentavam soltar balões no interior de SP

  • Por Jovem Pan
  • 15/08/2016 07h21
Antonio Cruz/ABr Queimada - ABR

Onze pessoas foram presas neste domingo, na cidade de São Roque, no interior paulista, após serem flagradas tentando soltar balões. De acordo com a Polícia Militar, oito homens e duas mulheres foram detidos, e um adolescente foi apreendido.

A prática é considerada crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de prisão.

O capitão Marcos Palumbo, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, lembrou que além de provocar incêndios, a soltura de balões também coloca em risco o tráfego aéreo. “A gente vê aí, com bastante preocupação, essas ocorrências provocadas por balão”, disse.

O capitão Marcos Palumbo ressaltou ainda que os balões também são responsáveis pelo alto número de incêndios ambientais registrados neste ano.

De acordo com dados do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o total de queimadas registradas no Estado de São Paulo subiu 98% desde o início de 2016, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Na maior parte dos casos, o fogo é provocado pela ação humana.

O Corpo de Bombeiros afirmou que diversos hábitos, como jogar bitucas de cigarro no chão, usar fogo para queimar a vegetação que cresce em terrenos e a incineração de lixo podem provocar as chamas.

De acordo com a corporação, o tempo seco e a falta de chuvas têm dificultado, ainda mais, o trabalho dos brigadistas.

*Informações do repórter Victor Brown

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.