Protótipos do muro na fronteira entre os EUA e o México começam a ser construídos

  • Por Jovem Pan
  • 06/10/2017 08h05 - Atualizado em 06/10/2017 11h04
Reprodução/Wikipédia Reprodução/Wikipédia O chefe da patrulha da fronteira americana, Roy Villareal, disse que a instalação deve ser concluída até o final de outubro

Prometido pelo presidente norte-americano Donald Trump, e não esquecido, os protótipos do muro que separa os EUA do México foram instalados em San Diego.

Seis empresas foram selecionadas para construir oito protótipos, metade deles de concreto e a outra metade de outros materiais. Uma vez instalados, eles serão testados pelo Departamento de Segurança Interna.

Quatro paredes serão erguidas entre San Diego e Tijuana, com cerca de 9 metros de altura.

O chefe da patrulha da fronteira americana, Roy Villareal, disse que a instalação deve ser concluída até o final de outubro: “através da construção de protótipos junto com a indústria responsável nós identificamos a melhor maneira de construir uma nova infraestrutura e colocá-la ao longo da fronteira. Esperamos que podem haver protestos e vamos fazer o possível para manter a ordem e a legalidade ao redor do muro”.

Em janeiro deste ano, Trump assinou uma ordem executiva que autoriza a construção do muro para impedir a entrada de imigrantes ilegais. Em julho os dois presidentes se encontraram nos bastidores do G-20.

Trump disse que a construção seja financiada por contribuintes americanos e depois reembolsada pelo México.

Já Enrique Peña Nieto respondeu que o México não pagará pelo muro.

O muro entre a fronteira entre EUA e México cobre os estados da Califórnia, Arizona, Novo México e regiões do Texas. São 569 quilômetros de muro e 481 quilômetros de barreiras para dificultar a passagem de veículos e pessoas.

*Informações do repórter Victor Moraes

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.