Riscos para orçamento da USP foram superados, mas alternativas são necessárias, diz novo reitor

  • Por Jovem Pan
  • 29/01/2018 10h05 - Atualizado em 29/01/2018 10h05
USP imagens USP imagens Agopyan também espera que seja possível ampliar convênios com empresas e até incentivar a filantropia de antigos alunos

O novo reitor da USP disse que os principais riscos para o orçamento da instituição foram superados, mas que precisa de alternativas para investir em ensino e pesquisa.

O professor da Escola Politécnica Vahan Agopyan toma posse no cargo máximo da universidade na noite desta segunda-feira (29). Ele formou a chapa mais votada na eleição interna em outubro e foi nomeado para o cargo pelo governador Geraldo Alckmin no mês seguinte.

O novo reitor era o candidato da situação, e ocupava o cargo de vice-reitor na gestão Marco Antônio Zago. A administração que toma posse hoje espera depender menos do recurso do ICMS.

As universidades estaduais paulistas recebem uma porcentagem da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. No entanto, as instituições sofreram com a queda de arrecadação decorrente da crise.

O professor Vahan Agopyan citou como uma das alternativas um esforço maior para a captação de recursos por meio de agências de fomento à pesquisa: “nós recebemos algo em torno de R$ 1 bilhão em agências de fomento para a pesquisa. Então esse incentivo para a busca de novos recursos vai ser cada vez maior, porque precisamos. Essa situação financeira nos ensinou que não devemos confiar as finanças da universidade a uma única fonte”.

Agopyan também espera que seja possível ampliar convênios com empresas e até incentivar a filantropia de antigos alunos.

Para um dos equipamentos mais simbólicos da USP, o futuro ainda é incerto. O Hospital Universitário, que tem restrito atendimentos nos últimos meses, tem 92% dos custos bancados pela USP.

O professor disse que o HU não tem condições de atender a todos que buscam o local e que precisa de ajuda: ““é hospital universitário. Sua finalidade seria didática e de pesquisa, e está sendo utilizada como única solução de saúde pública na região. Temos que continuar conversando com secretarias de saúde do Estado e município e fazer planejamento”.

Vahan Agopyan vai comandar a Universidade de São Paulo pelos próximos quatro anos. Ele terá como vice-reitor o professor titular do Instituto de Física de São Carlos, Antônio Carlos Hernandes.

Confira as informações do repórter Tiago Muniz:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.