Temendo novos ataques, ICMBio transfere veículos e embarcações do Amazonas para Rondônia

  • Por Jovem Pan
  • 30/10/2017 07h20 - Atualizado em 30/10/2017 11h11
Doni Fagundes/Estadão Conteúdo Vista dos prédios do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Humaitá (AM), destruídos após ataque

Três veículos e duas embarcações do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade foram transferidos de Humaitá, no Sul do Amazonas, para Porto Velho, em Rondônia, neste domingo (29). O transporte ocorreu ainda de madrugada, sob a escolta da Polícia Rodoviária Federal.

A medida faz parte de uma ação promovida pelo Instituto para evitar novos danos ao patrimônio público.

Na sexta-feira (27), instalações e caminhonetes do Ibama, do Incra e do Instituto Chico Mendes foram destruídas por garimpeiros da região. No sábado, uma embarcação foi incendiada às margens do Rio Madeira.

A suspeita é de que garimpeiros tenham cometido o crime em represália a Operação Ouro Fino, que apreendeu 37 balsas usadas na extração ilegal de ouro na última semana.

Quatro funcionários do Instituto Chico Mendes também foram conduzidos para um local mais seguro. Servidores do Ibama, que também atuavam na cidade amazonense, foram levados a Porto Velho, sob escolta policial.

Soldados do Exército e policiais federais foram enviados ao sul do Amazonas para reforçar a segurança da região. Peritos da Polícia Federal de Porto Velho também foram deslocados para dar início às investigações.

*Informações do repórter Murilo Pavini

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.