Temer convoca reunião para acalmar ânimos, mas presidente do STF recusa

  • Por Jovem Pan
  • 26/10/2016 07h04
Nelson Jr./SCO/STF No STF desde 2006

O presidente Michel Temer convocou para a manhã desta quarta-feira (26) uma reunião com os presidentes dos Três Poderes para tentar acalmar os ânimos. Isso ocorre após a reação dura do presidente do Senado, Renan Calheiros à ação da Polícia Federal na Casa, na última sexta-feira.

Renan tem conversado com Temer nos últimos dias e reclamado muito, inclusive sobre o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que afirmou na semana passada que os policias do Senado tinham extrapolado suas funções.

A reação da presidente do Supremo, Cármen Lúcia, nesta terça acendeu um sinal amarelo. Renan havia classificado o juiz de primeira instância que determinou a operação no Senado como “juizeco”. A ministra afirmou que quem mexe com o magistrado, mexe com ela.

Essa foi a deixa para que o Governo tentasse colocar panos quentes no problema, mas a ministra recusou o convite desta quarta. Os presidentes dos Três Poderes devem agora apenas encontrar-se na sexta-feira, quando têm reunião para discussão sobre segurança pública e presídios.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Pafilha, disse que concorda com as críticas de Renan ao dizer que a questão deveria ter passado pelo STF. “Eu entendo que o presidente do Senado, quando diz que o diálogo com o Senado tem que ser estabelecido pela Suprema Corte, ele tem razão”, disse.

Padilha, no entanto, não comentou as críticas feitas por Renan Calheiros ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.

*Informações da repórter Luciana Verdolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.