Termina nesta sexta (29) prazo para consolidação do Refis

  • Por Jovem Pan
  • 29/09/2017 06h39 - Atualizado em 29/09/2017 10h51
Reprodução Reprodução Quem perder o prazo terá o pedido de parcelamento ou de opção de pagamento à vista cancelado e perderá todos os descontos previstos na legislação.

A Receita Federal alerta contribuintes para o fim do prazo de consolidação dos débitos nesta sexta-feira (29) do Refis. Mais de 22 mil contribuintes no Brasil que aderiram à reabertura do chamado Refis da Crise precisam fazer a consolidação dos débitos.

Até o momento, apenas 10% já prestaram as informações à Receita. Os débitos somam quase R$ 70 bilhões e todos os optantes foram avisados sobre o prazo pelo órgão através de mensagem na caixa postal do Centro de Atendimento Virtual.

A consolidação, tanto no caso de parcelamento quanto no de pagamento à vista, deve ser feita por meio do Portal e-CAC, na página da Receita Federal na internet onde está disponível o Manual da Negociação e o interessado pode consultar passo a passo como efetuar o procedimento.

O novo Refis pode representar uma frustração de R$ 5 bilhões na receita da União.

A secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, apontou que é preciso aguardar um panorama conclusivo: “a discussão sobre o Refis não é concluída. Sim, os leilões já são fatos concretizados. Mas o Refis ainda está em tramitação no Congresso e a boa prática nos indica aguardar a conclusão deste processo”.

A Receita Federal recomenda que os contribuintes não deixem para fazer a consolidação na última hora, porque em caso haja saldo devedor, o prazo para pagamento também se encerra nesta sexta-feira.

Quem perder o prazo terá o pedido de parcelamento ou de opção de pagamento à vista cancelado e perderá todos os descontos previstos na legislação.

*Informações do repórter Daniel Lian

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.