Trump afirma que EUA precisam voltar a vencer guerras

  • Por Jovem Pan
  • 28/02/2017 06h57
MR01. WASHINGTON (EE.UU.), 26/01/2017.- El presidente de EE.UU. Donald J. Trump saluda a su llegada hoy, jueves 26 de enero de 2017, luego de descender del Marine One en el patio sur de la Casa Blanca en Washington (EE.UU.). Trump regreso de Filadelfia donde asistió a un retiro con líderes de la Cámara y el Senado de EE.UU. EFE/MICHAEL REYNOLDS EFE/MICHAEL REYNOLDS efe - Presidente dos EUA Donald J. Trump

A primeira proposta de orçamento do presidente Donald Trump projeta um aumento de gastos em defesa e segurança de 54 bilhões de dólares. Para isso, vai cortar aproximadamente a mesma quantidade de programas não relacionados à defesa.

Nesta terça-feira (28), Trump visita o Congresso norte-americano para discutir o assunto. Não sem antes reforçar algumas das promessas que vem fazendo desde a sua campanha.

E avisou: Os Estados Unidos precisam voltar a vencer uma guerra: “nós temos que ganhar, ganhar, voltar a ganhar guerras de novo. Quando eu era jovem, na escola, todo mundo dizia: Os Estados Unidos nunca perderam uma guerra. E hoje, nós nunca ganhamos. Nem lutamos para vencer. Ou devemos vencer ou nem lutar de vez”.

Em discurso na Casa Branca após encontro com governadores, ele destacou que vai propor esse “aumento histórico” de 10% em despesas com defesa, ressaltando que o Oriente Médio tornou-se um “ninho de vespas”.

Trump ainda prometeu aplicação da lei e gastos com infraestrutura.

O republicano disse que vai destinar recursos ao combate a crimes violentos e a manter fora do país os criminosos e terroristas, além de ter nos planos a substituição do Obamacare por outro programa de saúde.

“A maioria de vocês sabe que o Obamacare é um tremendo problema. E eu não vou dizer isso em frente aos democratas, apenas aos republicanos eu digo: ele não funciona. Mas nós vamos consertar isso e nós vamos ver algo muito especial para todos vocês”, disse o republicano.

O documento discutido nesta terça-feira é apenas um projeto de orçamento. A Casa Branca pretende ter uma planilha fechada para enviar ao Congresso até 16 de março e ter um orçamento final concluído pela “primeira semana de maio”.

*Informações da repórter Carolina Ercolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.