Última semana antes do Natal deve ser de movimentação intensa no comércio

  • Por Jovem Pan
  • 18/12/2017 07h30
Roosewelt Pinheiro/ABr Roosewelt Pinheiro/ABr A previsão da Confederação Nacional do Comércio é de uma alta de 5% nas vendas, na comparação com 2016

A uma semana do Natal, lojistas apostam nas compras de última hora e projetam melhor desempenho desde 2013.

A previsão da Confederação Nacional do Comércio é de uma alta de 5% nas vendas, na comparação com 2016.

As compras podem movimentar cerca de 35 bilhões de reais e cada brasileiro deverá desembolsar, em média, 461 reais.

Os itens mais procurados serão as roupas; na sequência, aparecem brinquedos, perfumes, cosméticos, calçados e acessórios.

Este será o primeiro Natal em que a maior parte dos presentes serão adquiridos pela Internet, e não nas lojas físicas.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, explicou que o consumidor vai ao comércio eletrônico tentando economizar: “além da comodidade, a internet permite ao consumidor economizar com gasolina, transporte e estacionamento. Na internet, o consumidor tem acesso à pesquisa muito rápido”.

Na avaliação da economista Marcela Kawauti, do SPC Brasil, o desempenho do Natal vai indicar qual será o ritmo de recuperação da economia em 2018.

O economista-chefe da Confederação Nacional da Comércio, Fábio Bentes, ressaltou que a recuperação do setor deverá ser confirmada: “o ano de 2017 foi de recuperação do comércio com leve aumento depois de dois anos de fortes quedas”.

O economista da Confederação Nacional da Comércio, Fábio Bentes, lembrou que, pela primeira vez desde 2001, os preços dos presentes deverão cair.

De acordo com o levantamento do SPC Brasil, 73% dos consumidores afirmam que pretendem ir às compras.

*Informações do repórter Vitor Brown

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