Vendas de Páscoa voltam a crescer após dois anos de retração

  • Por Jovem Pan
  • 18/04/2017 08h15
30/03/2015- Macapá- O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Estado do Amapá realiza uma operação especial de Páscoa. Na manhã desta segunda-feira, 30, a equipe técnica recolheu amostras de um dos principais produtos do período, os ovos de chocolate. A atividade teve início na quinta-feira, 26, e se estenderá até o dia 1° de abril em supermercados de Macapá e Santana. Alex Silveira/Agência Amapá Ovos de Páscoa

Após dois anos de quedas, vendas da Páscoa voltam a subir em 2017, segundo SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. O resultado interrompe uma sequência de 17 quedas consecutivas nas principais datas comemorativas do calendário brasileiro.

O último evento com resultados positivos para o comércio havia sido o Dia das Mães de 2014.

O crescimento nesta Páscoa foi de apenas 0,93% na comparação com o ano passado, mas se trata da primeira alta desde 2014. Na mesma data de 2015, os lojistas amargaram retração de quase 5%, enquanto no ano passado, o tombo das vendas chegou a 16,81%.

A economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti, destacou que a melhora é discreta, mas aponta para a retomada do consumo: “o resultado é positivo no sentido que mostra que o pior da crise ficou para trás. A melhora é tímida, mas mostra que a gente começa a melhorar. É o início de uma recuperação”.

Marcela Kawauti acrescentou ainda que o resultado da Páscoa indica que as vendas também devem subir na próxima data comemorativa, que é o Dia das Mães.

Apesar da melhora no consumo, o economista Luiz Rabi, da Serasa Experian, alertou que a recuperação do mercado de trabalho deve levar mais tempo: “o mercado de trabalho vai ser o último a se recuperar quando, de fato, a economia sair da recessão. Ainda estamos em um ensaio dessa tentativa de saída da recessão”.

De acordo com a pesquisa da Serasa Experian, as vendas da Páscoa caíram 1,7%, na comparação com o ano passado.

Na cidade de São Paulo, porém, o levantamento indica alta de 2,6%, sendo que no final de semana da data comemorativa, o crescimento chegou a 3,8%.

*Informações do repórter Vitor Brown

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.