Denatran autoriza prefeitura de SP a usar radares de velocidade média

  • Por Jovem Pan
  • 07/12/2017 16h46
RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOVista de radar na Avenida 23 de Maio, Zona Sul de São Paulo (SP)

O Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, deu um parecer favorável sobre a fiscalização da velocidade média dos carros na cidade de São Paulo.

Desde o dia 1º de novembro, a CET tem fiscalizado a velocidade dos carros pelo tempo que eles ficam na avenida, e não pela velocidade com que passam pelo radar, como de costume é feito.

A novidade gerou polêmica quando foi anunciada, mas com o parecer favorável publicado nessa quinta-feira, a prefeitura vai poder fazer essa medição legalmente.

Mas, de acordo com o documento do Denatran, a CET só vai poder advertir os motoristas que circularem com velocidade acima da máxima permitida.

A Prefeitura não pode gerar multa ou descontar pontos na carteira de quem for flagrado por esses radares novos.

Até agora a cidade tem quatro radares desse tipo: na Avenida 23 de Maio, na Avenida dos Bandeirantes, na Jacu Pêssego e na Marginal do Tietê.

Uma pesquisa do ano passado do Instituto Datafolha mostrou que 82% dos motoristas entrevistados admitiram que já andaram acima da velocidade máxima e pisaram no freio pra passar por um radar alguma vez e que depois que passaram, voltaram a acelerar de novo.

Reportagem de Caio Rocha ao Jornal Jovem Pan: