“Estamos em um círculo virtuoso do mercado de créditos”, diz economista

  • Por Jovem Pan
  • 24/11/2017 15h47 - Atualizado em 24/11/2017 15h53
Agência Brasil Imagem com cinco cartões de créditos Luis Otávio de Souza Leal reconhece que juros cobrados pelo mercado ainda assustam

Luis Otávio de Souza Leal, economista-chefe do Banco ABC Brasil, falou ao Jornal Jovem Pan sobre o momento da economia brasileiro e o mercado de créditos.

Ele reconhece uma frustração dos consumidores e das empresas, que não percebem claramente, no bolso, a redução subsequente que tem tido a taxa básica de juros, Selic. “Os juros caíram tanto nos últimos meses e você não tem isso de forma tão intensa na ponta para o consumidor, seja ele pessoa física, seja pessoa jurídica”.

Leal lembra, porém, que até poucos meses atrás a instabilidade política no Brasil era intensa. “Em julho a gente dava como certa a queda do Temer”. Nesse período de “baque político”, houve uma “retração tanto da demanda quanto do apetite dos bancos para ofertar esses créditos”.

“A gente está num círculo virtuoso do mercado de créditos”, diz o economista. São os primeiros passos para o mercado de crédito deslanchar na virada do ano e no começo do ano que vem”. Ele avalia que os dados das vendas no Natal serão um bom termômetro.

“Com um Natal que surpreenda positivamente a gente entra em 2018 com uma perspectiva otimista, mesmo sendo um ano confuso com as eleições”, projeta.

O economista afirma que “estamos tendo surpresas favoráveis” e que “a economia está girando”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.