Governo avalia quatro propostas por mudança da Ceagesp

  • Por Jovem Pan
  • 16/03/2018 16h21 - Atualizado em 16/03/2018 16h22
Rovena Rosa / Agência Brasil Direitos de permissionários mais antigos têm de ser respeitados, diz diretor técnico e operacional da Ceagesp

A Ceagesp (Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo) pode sair da Vila Leopoldina e ir para Perus, Santana de Paranaíba ou Barueri nos próximos anos.

O Governo de São Paulo avalia quatro propostas para retirar o maior entreposto da América Latina da Zona Oeste da capital paulista.

SAIBA MAIS SOBRE A MUDANÇA NA CEAGESP NA REPORTAGEM ESPECIAL AQUI

O Estado colocou como pré-requisito que todas as localizações fossem conectadas ao Rodoanel por acessos já existentes ou previstos, para facilitar a grande movimentação de veículos.

O secretário estadual-adjunto da agricultura, Rubens Naman Rizek Júnior, considera que as instalações da Ceagesp na Lapa estão ultrapassadas.

“Hoje temos outras tecnologias de logística, armazenagem e distribuição. O investimento hoje para adaptar o nosso Ceasa àquilo que nós precisamos para garantir o abastecimento de alimentos perecíveis para a região metropolitana de São Paulo seria um investimento muito, muito alto, que talvez justificasse, ou justifica que esse investimento seja feito já em outra região”, defendeu Rizek.

Duas empresas e dois consórcios apresentaram propostas que serão avaliadas pelo Governo.

A subsecretária estadual de parcerias e inovação, Karla Bertocco Trindade, espera que o edital de concessão seja apresentado em até quatro meses. “Temos 60 dias para definir o melhor modelo e em torno de 60 dias para a gente fazer a publicação do edital”.

O diretor técnico e operacional da Ceagesp afirma que os permissionários vão ser convidados a colaborar com o edital de transferência do entreposto. Ainda assim, Luiz Concilius Gonçalves Ramos diz que há resistência por parte de alguns deles (permissionários) com a mudança.

“O que tem que respeitar são os direitos por eles adquiridos desde 1966. Nós temos permissionário que está lá há 51 anos. Há estudos jurídicos para avaliarmos como mudar”, explicou Ramos.

O prazo para a saída efetiva da Ceagesp da Vila Leopoldina será obtido quando o edital for publicado, em aproximadamente 120 dias.

O novo entreposto será uma concessão do estado à iniciativa privada, com tempo de atuação do vencedor também a ser determinada pelo edital.

As informações são do repórter Tiago Muniz:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.