Sem investimento não tem crescimento sustentável, diz economista

  • 13/12/2017 15h55 - Atualizado em 13/12/2017 15h56
Rovena Rosa/Agência Brasil Consumidor pode ter segurado os gastos em outubro para gastar na Black Friday em novembro

Fabio Bentes, economista-chefe da CNC, falou ao Jornal Jovem Pan sobre a “queda impressionante” no varejo em outubro, divulgada pelo IBGE nesta quarta (13).

O mercado esperava alta, mas o instituto registrou queda de 0,9% no mês. Bentes avalia que foi uma notícia ruim, mas que “não joga fora o resultado do ano” no setor. Se comparado com outubro do ano passado, o comércio varejista ainda tem alta de 0,7%.

O economista alerta ainda que o número pode ter sido influenciado por uma economia proposital do consumidor em outubro para gastar na Black Friday em novembro.

“É um movimento gradual que acompanha o gradualismo da recuperação do mercado de trabalho”, diz também.

Em 2017, o comércio deve fechar com números razoáveis, impulsionados por liberação de dinheiro nas mãos do consumidor, como do Pis/Pasep, FGTS e planos econômicos antigos.

Bentes avalia também que ainda “não dá para comemorar”, mas há um “alívio” para o varejo.

“Mas para recuperar a velocidade normal de crescimento das vendas, ainda carecíamos de a economia rodar de modo mais constante, retomar os investimentos”, pondera.

“O nosso ponto de partida foi muito ruim. 2016 foi uma tragédia de atividade econômica/”, compara.

“Sem investimento não tem crescimento sustentável. Precisamos de taxas de juros mais baixa para investir”, conclui Fabio Bentes. Ouça a entrevista completa abaixo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.