Mercado continua tolerante com Temer e mira 2019, diz economista

  • Por Jovem Pan
  • 11/01/2018 15h01 - Atualizado em 11/01/2018 15h02
EFE/Joédson Alves Para o economista, o atual governo não tem mais força para realizar as reformas necessárias

Em entrevista ao Jornal Jovem Pan desta quinta-feira (11), o economista da 4E Consultoria Bruno Lavieri analisou o cenário das contas públicas em 2018 e 2019.

“Deve continuar sendo um ano muito difícil para as contas públicas. As despesas devem voltar a subir em termos reais”, projetou Lavieri.

O economista avalia que o governo não descarta aumentar impostos neste ano para fechar as contas. “A gente ainda não tem tanta confiança nesse ritmo de recuperação da atividade econômica”, pondera.

Apesar disso, Lavieri entende que “o mercado continua por enquanto muito tolerante” com o governo Temer, que, em sua visão, “não deve conseguir aprovar neste ano a reforma da Previdência”.

A dúvida fica em relação às eleições presidenciais deste ano, pois não se sabe se um “candidato reformista” vai ganhar. “O risco está nas eleições”, diz.

Lavieri opinou que o governo federal deveria “continuar implementando reformas profundas e mudar algumas regras para funcionários públicos”, porém avaliou que a atual gestão “não tem força política para implementar essas mudanças”. Caberá ao novo governo, portanto, “mexer no vespeiro”.

Ouça a entrevista completa:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.