Maior avião do mundo chega ao Brasil com 2ª carga mais pesada da história

  • Por Jovem Pan
  • 15/11/2016 08h28
SP - AVIÃO/ANTONOV/MAIOR DO MUNDO - GERAL - Antonov An-225 Mriya, o maior avião do mundo, único do seu modelo, dedicado ao transporte de cargas de grandes proporções, pousa no aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. Esta é a segunda vez que ele vem ao Brasil. A primeira foi em fevereiro de 2010. Depois de passar por São Paulo, a aeronave decola em direção ao Chile. Com 84 metros de comprimento, 88 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas) e 175 toneladas sem carga e sem combustível, o avião tem capacidade para transportar 250 toneladas de carga em longas distâncias. 14/11/2016 - Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO Felipe Rau/Estadão Conteúdo Antonov An-225 Mriya

O maior avião do mundo está no Brasil. O Antonov AN 225 chama todas as atenções por onde passa.

A aeronave de dimensões colossais pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, vinda de Houston nos Estados Unidos e depois seguiu para o Aeroporto de Cumbica.

Sua missão é transportar de São Paulo ao Chile um transformador para uma usina. Trata-se da segunda carga mais pesada da história da aviação mundial.

O recorde é de uma viagem entre Frankfurt, na Alemanha, e Yerevan, na Armênia que levou um gerador.

O Antonov foi fabricado pela antiga União Soviética para carregar o ônibus espacial Buran.

O especialista em aviação, comandante Rui Torres afirmou que os russos pensam em voltar a fabricar o Antonov 225, uma vez que há demanda por parte do comércio mundial.

Rui Torres indicou que apesar do peso muito elevado da aeronave, o Antonov não requer de reforço na pista para suportar suas toneladas, pois possui um trem de pouso especial, que ameniza os impactos.

Os números do gigante dos céus são exorbitantes: pode transportar 250 toneladas de cargas. Tem 84 metros de comprimento e 18m de altura excluindo seu trem de pouso que possui 32 rodas. Para alçar vôo o Antonov conta com seis motores.

Se fosse adaptado para transportar passageiros poderia levar 1500 pessoas.

A primeira vez que o avião russo veio ao País foi em 2010 para trazer equipamentos da Petrobras. A aterrissagem ocorreu em Guarulhos. Agora os holofotes no Brasil se voltam novamente a este Titã dos ares.

*Informações do repórter Daniel Lian

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.