Mecânicos expõem falhas sobre segurança de voo ao presidente da Latam

  • Por Jovem Pan
  • 16/11/2015 14h19
Montagem JP / Divulgação Tam + Lam = Latam

Mecânicos de aeronaves denunciam intenção da companhia aérea Latam de substituir profissionais por trabalhadores não qualificados para reduzir gastos.

Os mecânicos de aeronaves de toda América Latina elaboraram uma carta ao presidente da empresa sobre segurança de voos.

Os trabalhadores solicitam que sejam tomadas providências sobre a tentativa de substituição de pessoal técnico com licença para trabalhar em aviões por encarregados de operação de plataforma somente para baixar custos de manutenção.

A medida faria parte dos planos de terceirização, que precarizaria a mão de obra.

Haveria orientações ainde de quanto tempo um funcionário tem para reparar um avião, sem ter em conta os imponderáveis que sempre se apresentam. Isso seria um gerador de forte pressão que levaria a falhas.

“A política de segurança de voo da empresa está severamente prejudicada pela redução de custos de manutenção já em vigência em alguns casos e em vias de implementação em outros”, diz a carta, que afirma que os que assinam não foram ouvidos pelos responsáveis quando tentaram um contato anterior.

A carta endereçada ao presidente da empresa Enrique Cueto foi elaborada durante o encontro de trabalhadores da Latam realizado neste mês na Colômbia.

Veja o documento completo:

Ao presidente da LATAM, Sr. Enrique Cueto

Nos dirigimos a V.Sa. a fim de comunicarmos nossa preocupação em respeito aos riscos que estão correndo sobre a vida e integridade das pessoas que voam nos aviões da LATAM.

O pessoal de manutenção representado por nossos Sindicatos vê com preocupação, determinados feitos, que não respondem a meras coincidências, senão a uma sequência de transgressões ao disposto nas regulamentações de cada país e muitas vezes às regras internas da LATAM, tais como a tentativa de substituição de pessoal técnico, com licença para trabalhar em aviões, por encarregados de operação de plataforma, criados somente para baixar custos de manutenção, planos de terceirização com empresas criadas somente para baixar custos a fim de não cumprir requisitos que não são observados na LAN e projetos, como o denominado MAR (projeto que visa eliminar a inspeção do mecânico quando o avião esta em transito substituindo por um funcionário sem a devida licença para realizar a função) e o SIMPLICITY que visa diminuir os postos de trabalho simplificando a atividade do mecânico e que altera as operações de controle de manutenção na Argentina passando para outra empresa da LAN no Chile ou as referidas cartas que são entregues a alguns mecânicos, predizendo o tempo que cada mecânico levará para reparar um avião, sem ter em conta os imponderáveis que sempre se apresentam e gerando pressões e propensão a falhas sobre o pessoal de manutenção.

Isto posto, consideramos que a política de segurança de voo da empresa está severamente prejudicada por políticas de redução de custos de manutenção, já em vigência em alguns casos e em vias de implementação em outros.

Em incontáveis ocasiões, advertimos aos responsáveis das áreas de manutenção das empresas, sem sermos ouvidos, pelo qual nos isentamos de qualquer responsabilidade por problemas que vierem a ocorrer, responsabilizando a V.Sa. em caso de acidente por problemas técnicos.

Mecânicos de aeronaves de toda a América do Sul da LATAM

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