Montanhistas são resgatados após incêndio no Pico dos Marins, em SP

  • Por Jovem Pan
  • 01/08/2016 09h53
Divulgação/AMPM fogo

Cerca de 50 montanhistas que participavam de uma trilha na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, neste final de semana, ficaram cercados por um incêndio florestal, que durou mais de 12 horas.

O caso aconteceu no Pico dos Marins, que fica dentro do munícipio de Piquete. O fogo teria começado no final da noite de sábado (30), quando um dos integrantes do grupo tentou disparar um sinalizador. O explosivo acabou queimando a vegetação e obstruiu as saídas do local.

O capitão Paulo Reis, que comandou a operação de resgate do Corpo de Bombeiros, afirmou que o tempo seco na região facilitou a propagação das chamas. “esta época do ano, devido a estiagem, o mato estava seco. Houve tragédia ambiental. Devastou grande parte da região, mas felizmente não tivemos perda de vidas humanas”.

Paulo Reis afirmou ainda que o incêndio devastou uma área equivalente a 345 campos de futebol, de acordo com a contagem da Polícia Ambiental.

O tempo seco fez o número de queimadas no Brasil disparar em 2016 e a falta de chuvas nas primeiras semanas de agosto deve agravar situação, em todo o País.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, mais de 45 mil focos de incêndio já foram combatidos entre janeiro e julho.

O índice é 60% superior ao registrado nos primeiros sete meses do ano passado e representa a maior taxa desde 1998.

O coordenador do grupo de Monitoramento de Queimadas do Inpe, Alberto Setzer, ressaltaouque, além da baixa umidade relativa do ar, a ação humana também é responsável pelos incêndios. “Todas as queimadas sao iniciadas por pessoas. Esse tipo de ação é feito quando se tem o tempo seco. O clima cria as condições para o uso do fogo, mas repetindo o que indiquei: uso do fogo está associado com atividade humana”.

Alberto Setzer afirmaou ainda que o pior momento da temporada de queimadas ainda não chegou e acredita que o auge deve ser atingido em agosto. De acordo com o Inpe, a primeira quinzena do mês deve ser marcada por baixo volume de chuvas em todas as regiões do País.

*Informações do repórter Victor Brown

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.