Nenhuma operadora no Brasil oferece 4G estável, aponta estudo

  • Por Jovem Pan
  • 23/01/2017 06h46
01-08-2014 - São Paulo - Brasil - Telefonia no brasil em Pleno crescimento. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas Smartphone

Este panorama é verificado diariamente em todo o País. E, para corroborar esta realidade, um estudo da consultoria Open Signal revelou que nenhuma operadora no Brasil oferece 4G estável, isto mesmo, nem Vivo, nem Claro, Oi ou Tim levam ao usuário um produto que funcione adequadamente.

Isso ajuda a explicar as inúmeras vezes que as redes sociais alertam que não há conexão disponível.

Baixar fotos e vídeos torna-se um verdadeiro martírio para os clientes com o 4G precário. E quando você precisa mandar a mensagem com urgência, a “Lei de Murphy” neste ramo é implacável o envio fatalmente emperra devido a navegação ruim.

A coordenadora da Associação Pró-teste, Maria Inês Dolci, dssez que nem o 3G opera de maneira consistente, quanto mais o 4G. Ela afirmou que as empresas não investem devidamente em infraestrutura a fim de melhorar a qualidade acrescenta que os consumidores ficam reféns, já que não há opções.

“A falta de alcance da rede, consumidor paga caro e recebe pouco. Temos na Justiça ações contra todas as empresas por conta do 3G”, disse.

A pesquisa da Open Signal coletou 700 milhões de dados de 39471 usuários de smarthphones em todo o País e mostrou que os telefones encontram rede de 4G em apenas metade das vezes que tentam navegar na internet.

O especialista no setor e presidente da Teleco, Eduardo Tude afirmou que o Brasil ainda está atrasado em relação a outros países. “O Brasil ainda tem mais falha de cobertura, fruto do 4G no Brasil ser mais recente que em outros países”, disse.

A falta de punição por parte dos órgãos reguladores faz com que as operadoras deitem e rolem e façam o que bem entendem oferecendo um produto de qualquer jeito para os clientes.

Os valores absurdos nas faturas cobrados pelas operadaras não condizem com o serviço entregue. De mãos atadas, resta ao cidadão apenas a torcida para que as empresas de telefonia tenham mais respeito por seus clientes, o que é bem difícil. Para navegar no 4G no Brasil é preciso ficar caçando a melhor posição, como caçar Pokémon, ou melhor. Sem rede o Pokémon nem mesmo aparece.

*Informações do repórter Daniel Lian

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.