Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 09/12/2016

  • Por Jovem Pan
  • 09/12/2016 14h57

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta sexta-feira (09), você confere aqui:

RENAN X ABUSO DE AUTORIDADE – Após a decisão do STF de manter Renan Calheiros na presidência do Senado, o peemedebista desistiu de colocar o projeto que atualiza a lei de abuso de autoridade em votação no plenário.

TEMER X IMBASSAHY – Michel Temer admitiu ter desistido da indicação de Antônio Imbassahy (PSDB) para a Secretaria de Governo por pressões do “Centrão”. Segundo o presidente, a decisão foi tomada em respeito à base aliada: “Estamos em processo de eleições na Câmara, e alguns partidos acharam que isso poderia favorecer um ou outro candidato. Não posso desagradar uma ponta dessa base”.

REAÇÃO X PSDB – Segundo o Estadão, o recuo do Palácio do Planalto em anunciar Imbassahy como novo ministro da Secretaria de Governo causou surpresa e irritação nos tucanos. Deputados e líderes da sigla concluíram que a postura do governo expôs o partido e precisa ser devidamente explicada ao comando do PSDB. De acordo com o jornal, alguns tucanos mais exaltados chegaram a sugerir o rompimento da legenda com o governo.

INFLAÇÃO – O IPCA desacelerou em novembro a 0,18%. Nos doze últimos meses, a inflação ficou em 6,99%, o menor resultado nesse tipo de comparação desde dezembro de 2014. No acumulado do ano, o resultado é de 5,97%. O grupo Alimentos e Bebidas registrou deflação de 0,2% em novembro e foi o principal responsável pela redução do índice.

INDÚSTRIA – A produção industrial recuou em 11 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE na passagem de setembro para outubro. No maior parque industrial do país, São Paulo, a queda foi de 2,4%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a indústria teve perdas em 13 dos 15 locais investigados.

FGTS – Segundo a Folha, o governo estuda autorizar o saque de uma parcela do FGTS para que trabalhadores possam quitar empréstimos com bancos e, assim, acelerar a recuperação da economia. A proposta busca combater o endividamento de empresas e consumidores. A ideia já foi apresentada ao presidente Temer, que ainda não decidiu, e mantém conversas com a equipe do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.