Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 16/01/2017

  • Por Jovem Pan
  • 16/01/2017 14h47

O que Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown não comentaram nesta segunda-feira (16), você confere aqui:

MOTIM – Detentos do Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, em Natal, se rebelaram hoje. O motim começou por volta das 3h da manhã e, segundo o governo do Estado, a situação foi controlada e não houve fugas nem há informações de feridos. A Secretaria de Justiça e Cidadania afirmou que os presos tentaram derrubar uma parede de concreto do presídio e entrar em uma área de isolamento onde ficam detentos ameaçados de morte, mas não conseguiram.

BALANÇO X PRESÍDIOS – O número de assassinatos em presídios pelo país chegou a 134 nas primeiras duas semanas do ano. O Estado do Amazonas lidera o número de mortes em presídios com 67 assassinatos, seguido por Roraima, com 33.

TRF X MORO – Segundo um levantamento da Folha, o Tribunal Regional Federal da Quarta Região, responsável por julgar os recursos de decisões do juiz Sérgio Moro na Lava Jato, manteve ou endureceu as penas dos réus em 70% dos casos. Até o momento, Moro condenou 83 pessoas. Destes, o TRF-4 analisou as apelações referentes a 23 condenados, sendo que 8 tiveram as penas mantidas, e outros 8, endurecidas. Outros 4 condenados foram absolvidos pelo tribunal – ou 17%- , enquanto 3 – ou 13% – tiveram suas penas diminuídas.

PSD X CÂMARA – O PSD marcou para amanhã a reunião que irá decidir o candidato da legenda na disputa pela presidência da Câmara. O deputado Rogério Rosso, do PSD do DF, lançou sua candidatura há uma semana. O presidente do partido, Gilberto Kassab, vem demonstrando, nos bastidores, que irá apoiar o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM). O próprio Rosso não descarta abandonar a disputa e apoiar um adversário.

FOCUS – Os economistas consultados pelo Banco Central preveem que a Selic terminará 2017 em 9,75%. Para o ano que vem, a expectativa é 9,5%. O Boletim Focus indica que o IPCA deve encerrar este ano em 4,8%. Já para 2018, a inflação deve ficar em 4,5%. O relatório semanal manteve ainda a projeção de crescimento da economia brasileira este ano em 0,5%. Para o ano que vem, as expectativas sobre o PIB encolheram para 2,2%.

FMI – Em relatório, o Fundo Monetário Internacional indicou que a recuperação da economia brasileira será mais lenta do que se pensava. O FMI amenizou a perspectiva de crescimento do Brasil neste ano: a projeção passou de 0,5%, em outubro do ano passado, para 0,2%. Os números do FMI também são menores do que os adotados pelo Ministério da Fazenda, que, hoje, estima que o PIB irá crescer 1% em 2017.

RICOS X POBRES – Os oito homens mais ricos do mundo concentram o mesmo patrimônio de 3,6 bilhões de pessoas – a metade mais pobre da humanidade, que detém 0,25% da riqueza global líquida. O dado consta no relatório “Uma economia humana para os 99 por cento”, divulgado nesta segunda, em Davos, na Suíça. Segundo o texto, nunca se produziu tanta riqueza, mas ela se concentra no grupo que compõe o 1% mais rico da população mundial, cuja renda aumentou 182 vezes mais que a dos 10% mais pobres entre 1988 e 2011.

CANNABIS – A Anvisa aprovou, pela primeira vez, o registro de um medicamento à base de maconha no Brasil. O remédio, que agora passa a ser vendido em farmácias, é o Mevatyl, composto por THC (tetrahidrocannabinol) e CBD (canabidiol), substâncias derivadas da Cannabis sativa. O Mevatyl é indicado para tratamento de espasticidade moderada à grave (condição em que os músculos são rígidos e a incapacidade de os controlar), quadro relacionado à esclerose múltipla.

GASTOS X SENADO – Um levantamento realizado pelo Senado revelou que os parlamentares dobraram os chamados “gastos extras” de seus gabinetes em Brasília entre 2014 e 2016. O número saltou de R$ 2,4 milhões para R$ 4,8 milhões em dois anos. Esses “gastos extras” correspondem a despesas com combustível, material de limpeza, papelaria, alimentação, Correios e viagens oficiais, autorizadas pela Casa.

TRUMP X MERKEL – O presidente eleito dos EUA Donald Trump parabenizou o Reino Unido pela decisão de deixar a União Europeia. Para Trump, a decisão de receber refugiados foi “um erro catastrófico”, pois você não “sabe de onde eles vieram”. O republicano acredita que o Brexit foi motivado, entre outros motivos, pela política de imigração da chanceler alemã Angela Merkel.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.