Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 16/02/2017

  • Por Jovem Pan
  • 16/02/2017 14h42

O que Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown não comentaram nesta quinta-feira (16), você confere aqui:

JUCÁ X PEC – O senador Romero Jucá (PMDB) solicitou a retirada da tramitação da PEC que pretendia impedir que ocupantes da linha sucessória da Presidência da República – presidentes da Câmara, Senado e STF – sejam responsabilizados por atos anteriores ao exercício de suas funções durante o mandato.

LEVIATÃ – A PF deflagrou a Operação Leviatã, desdobramento da Lava Jato, autorizada pelo ministro do STF Luiz Edson Fachin. A ação investiga se integrantes da cúpula do PMDB receberam propina pela obra da usina de Belo Monte. Os alvos da operação são o filho do senador Edison Lobão, Márcio Lobão, e o ex-senador Luiz Otávio Campos. Os dois foram citados na delação premiada do executivo da Andrade Gutierrez Flávio Barra.

ECONOMIA – A avaliação de que o governo brasileiro vai aprovar as reformas necessárias para colocar as contas públicas de volta nos eixos levou o dólar e o chamado risco-país para o menor patamar em dois anos. A moeda norte-americana encerrou a quarta-feira cotada a R$ 3,06, o menor valor desde junho de 2015. Hoje, chegou a R$ 3,04. Já o CDS, que é um espécie de seguro contra calotes do país, retornou ao nível de maio de 2015, quando o Brasil ainda mantinha o selo de bom pagador concedido pelas agências de avaliação de risco.

IBC-Br – De acordo com o Índice de Atividade Econômica, o IBC-Br, a economia brasileira encolheu 4,34% em 2016. Trata-se do pior resultado desde 2003, quando o BC iniciou a série histórica. Os números também mostram que essa é a maior recessão já vivida pelo país, com uma contração acumulada de 8,1% nos últimos dois anos.

REFORMA TRABALHISTA – O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Martins Filho, defendeu a proposta da reforma trabalhista apresentada pelo governo à Câmara. Segundo ele, se não houver mudanças, o desemprego crescerá ainda mais e o Brasil ficará sob o risco de evoluir rumo à situação da Venezuela no mercado de trabalho. Martins Filho criticou a CLT, que, na sua avaliação, “continua com uma série de deficiências” e é uma das responsáveis pelo alto desemprego.

IMPEACHMENT X PEZÃO – A bancada do PSOL na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro protocolou um pedido de impeachment contra o governador Luiz Fernando Pezão. Entre as alegações estão: o não repasse dos recursos mínimos à Saúde exigidos pela Constituição, o rombo do estado na Previdência, isenções fiscais dadas a empresas próximas ao governo e o endividamento do Estado do Rio.

INDENIZAÇÃO X PRESOS – O STF decidiu, por 7 votos a 3, que presos em estabelecimentos superlotados têm direito a receber indenização da administração pública. A decisão tem repercussão geral – ou seja, juízes de todo o país precisam aplicar esse mesmo entendimento em processos sobre o assunto. O valor da indenização a ser paga será fixado pela Justiça.

ENSINO MÉDIO – O presidente Michel Temer sancionou a lei que estabelece a reforma do ensino médio. O texto final reinclui como disciplinas obrigatórias Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia. Entre as línguas, o Inglês será lecionado a partir do 6º ano do ensino fundamental. A medida sancionada aumenta ainda a carga horária das atuais 800 h anuais para 1.000 h.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.