Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 19/12/2016

  • Por Jovem Pan
  • 19/12/2016 14h49

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta segunda-feira (19), você confere aqui:

LULA X ZELOTES – No último sábado, o juiz federal Vallisney Oliveira aceitou denúncia contra Lula, na Operação Zelotes, acusado de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de influência. Também estão na lista Luís Cláudio Lula da Silva, filho do petista, e Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, sócios da consultoria M&M. Segundo o MPF, Lula e Luís Cláudio participaram de um esquema envolvendo a compra de 36 caças Gripen pelo governo brasileiro. Os procuradores também viram indícios de irregularidades na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627.

DELAÇÕES X ODEBRECHT – A Procuradoria-Geral da República enviou as 77 delações premiadas de executivos da Odebrecht ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda. Caberá agora ao ministro relator Teori Zavascki homologar ou não as declarações para que possam ser usadas em inquéritos e ações penais.

TEORI X VAZAMENTOS – O ministro Teori Zavascki, do STF, classificou como “lamentáveis” os vazamentos das delações premiadas da Odebrecht. O magistrado indicou que a divulgação de parte dos acordos não deve levar à anulação dos depoimentos.

PRONUNCIAMENTO – O presidente Michel Temer deve fazer um pronunciamento público no final deste ano em cadeia nacional de rádio e televisão. O objetivo é resumir os sete meses em que esteve à frente do Palácio do Planalto. No discurso que tem sido elaborado no Planalto, o presidente ressaltaria a importância das medidas de ajuste fiscal para equilibrar as contas do país e retomar a geração de emprego em médio prazo.

FOCUS – De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central, o IPCA deve encerrar 2016 em 6,49%. Para 2017, a expectativa é de 4,90%. Já a economia do país deve recuar 3,48% em 2016. Para o ano que vem, a estimativa de crescimento do PIB é de 0,58%.

LINDBERGH – A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu os direitos políticos do senador Lindbergh Farias (PT) por quatro anos. Ele foi condenado pela Justiça por ter permitido o uso promocional de sua imagem, em dezembro de 2007 e no primeiro semestre de 2008, quando ocupava o cargo de prefeito de Nova Iguaçu e se candidatava à reeleição. Lindbergh também foi condenado a pagar uma multa no valor de R$ 480 mil. O petista promete recorrer.

CUNHA – A defesa do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha afirmou, em petição protocolada no STF, que o parlamentar sofre “pressão” e “desumana violência psíquica” para celebrar um acordo de delação premiada na Lava Jato.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.